Icon

ESTRUTURA E EQUIPE

O serviço de Fisioterapia do IAF possui mais de 200 m2 de área útil para atender os pacientes e presta assistência ambulatorial e hospitalar.

A fisioterapia é uma ciência da saúde fundamentada em estudos da biologia, fisiologia, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesiologia de órgãos e sistemas do corpo humano e das disciplinas comportamentais e sociais. Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo. Utiliza modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base essencialmente no movimento, nos meios físicos e naturais. Tem a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor. Objetiva ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

O fisioterapeuta é o profissional de saúde com formação acadêmica de nível superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua organização e aplicação no paciente. Acompanha a evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. Pode atuar em hospitais e clínicas, ambulatórios, consultórios e centros de reabilitação, bem como no esporte.

Nossos fisioterapeutas atuam na clínica e no pós-operatório de pacientes do Instituto Affonso Ferreira internados nos hospitais Centro Médico de Campinas e Vera Cruz. Todos os pacientes são avaliados pelo fisioterapeuta e atendidos de acordo com suas necessidades específicas. O atendimento é feito a pacientes encaminhados pelo corpo clínico do Instituto ou também por médicos de outros serviços. São incluídos no tratamento orientações específicas e programas de atividades posturais.

A equipe segue rigorosamente as normas e cuidados com materiais e equipamentos. As condutas são homogeneizadas por treinamento e reciclagem dos fisioterapeutas, visando garantir a qualidade na assistência e satisfação dos pacientes e familiares, além do atendimento da demanda do corpo clínico, por meio de trabalho com profissionais da equipe multidisciplinar.
Todo fisioterapeuta tem curso de especialização nas mais diversas áreas, sendo que alguns fazem parte ou concluíram cursos de mestrado, doutorado ou são docentes de graduação e/ou pós-graduação.

São mais de 200 m2 de área útil utilizadas exclusivamente pela Fisioterapia. Com o objetivo de atender principalmente pacientes portadores de alterações ortopédicas, traumatológicas e do esporte, o serviço de Fisioterapia do Instituto Affonso Ferreira presta assistência ambulatorial e hospitalar. No atendimento, a equipe de fisioterapeutas (todos apresentam formação de especialistas em Fisioterapia em áreas afins) tem à disposição uma estrutura com capacidade de identificar, tratar e prevenir doenças da área.

Atualmente, não está apenas voltada à assistência a pacientes com distúrbios funcionais, mas também participa sistematicamente na atualização profissional, quer seja por oferecer reuniões de discussão de casos clínicos, atualização científica ou organização de cursos de atualização e especialização em Fisioterapia.

Todo o grupo de fisioterapeutas está plenamente capacitado a prestar atendimento altamente qualificado e garantir a satisfação dos nossos pacientes. Conta com o apoio de equipe multidisciplinar, onde também atuam psicóloga, nutricionista e terapeuta ocupacional.

Desde 1991, o serviço de Fisioterapia do Instituto Affonso Ferreira está sob a coordenação da Fisioterapeuta Sylvia Helena Ferreira da Cunha . Sua visão científica tem sido focada no atendimento clínico dos pacientes, utilizando-se de protocolos atualizados e de eficiência comprovada.

Especialidades

pós-operatório de prótese total de quadril, joelho e ombro, dores nas costas, artrose, artrite, desvios de postura, encurtamentos musculares, epicondilite lateral e medial, torcicolos, fraturas…

(meniscopatia, lesão de ligamento cruzado anterior e posterior, instabilidade articular, luxação e sub-luxação, contusão, entorse…).

Todos os atendimentos da fisioterapia são realizados com hora marcada. Escolha dentre as áreas abaixo qual é o horário que você deve marcar:

Fisioterapia particular
De segunda à sexta das 08:00 às 13:00 horas

Fisioterapia convênios
De segunda à sexta feira das 08:00 às 20:00 horas

Avaliação físico-funcional
De segunda à sexta feira em vários horários entre as 08:00 e as 20:00 horas

Para marcar horário o telefone é (19) 3345.9100.

O horário de atendimento é das 08h às 20h horas, de segunda à sexta-feira.

0
0
0
0