Nossos Especialista

Em 2007, Dr. Daniel Guedes se formou em Medicina pela Universidade de Marília (UNIMAR). Hoje, ele é médico especialista em Ortopedia e Traumatologia Artroscopia Ombro, Joelho e Quadril e Traumatologia do Esporte e Medicina do Esporte. 

Iniciou sua carreira com residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Municipal Dr. Mario Gatti e com sub especialização em Artroscopia do Ombro, Joelho e Quadril. No ano de 2011, Daniel trabalhou com Traumatologia do Esporte junto ao Centro Médico de Campinas, Nova Campinas Ortopedia, Guarani Futebol Clube e compõe a equipe do Instituto Affonso Ferreira (IAF) desde então.

Também teve vivência internacional em Medicina Esportiva na Universidade de Washington, Saint Louis (MO) e na Universidade do Missouri, Columbia (MO), nos Estados Unidos e concluiu sua Pós-Graduação em Medicina do Esporte pela Universidade de São Paulo (Unifesp).

Além de médico, Dr. Daniel é praticante ativo em diversas modalidades esportivas e conta com participações em Ironman, Meio Ironman em sua carreira.

O médico compõe a equipe do IAF desde 2011 na atuação de Cirurgia do Joelho, Ombro e Quadril (Artroscopia), Cirurgia do Trauma (fraturas simples e complexas), Traumatologia do Esporte e Medicina do Esporte. Também coordena o programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) e é médico assistente da Residência Médica do Hospital Centro Médico de Campinas (CMC) desde 2013.

Atualmente, é médico responsável por atletas profissionais e amadores de diversos esportes e membro ativo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e Internacional Society of Arthroscopy Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).

Dr. Alceneu José Negrão Bertotti Jr., médico ortopedista especializado em Cirurgia da Coluna Vertebral, se formou em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp) no ano de 1995.

Em 1996, Dr. Alceneu atuou durante um ano no Serviço Militar como Segundo Tenente Médico, no Hospital Geral de Exército de São Paulo, na área de Medicina Física e Reabilitação.

Logo depois, em janeiro de 1997, realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Municipal Dr. Mario Gatti e Hospital e Maternidade Vera Cruz até dezembro de 1999. Em seguida, obteve o título de especialista em Ortopedia por concurso público.

Trabalhou durante um ano como estagiário em Patologia e Cirurgia da Coluna Vertebral no Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Evangélico Samaritano de Campinas, e logo, obteve o título de membro titular da Sociedade Brasileira de Patologias da Coluna Vertebral em maio de 2001.

O médico realizou mais um ano de estágio em Patologia e Cirurgia da Coluna Vertebral no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, no final do ano de 2002, mais três meses de estágio de aperfeiçoamento em Patologia e Cirurgia da Coluna Vertebral no Centre Aquitain Du Dos – Clinique Saint Martin, Bordeaux e Universidade de Bordeaux, na França. 

Dr. Alceneu foi preceptor de Residência Médica em Ortopedia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, e desde 2008 integra o corpo clínico do Instituto Affonso Ferreira (IAF).

Dr. Tiago Meirelles é formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Iniciou sua carreira com Residência em Ortopedia e Traumatologia pela PUC-Campinas.

Se especializou em Cirurgia de Mão pela Pontifícia Católica de Campinas e Hospital do Pari em São Paulo. Realizou estágios em Cirurgia de Mão no Christine M. Kleinert Institute for Hand and Microsurgery Louisville, KY e Philadelphia Hand Center, P.C. Philadelphia, PA.

O médico é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Além disso, já atuou como assistente no serviço de Cirurgia da Mão da PUC-Campinas e Hospital Ouro Verde em Campinas. Atualmente, integra o corpo clínico da do Instituto Affonso Ferreira (IAF).

Dr. José Carlos Affonso Ferreira, especialista em Ortopedia, é graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, em 1956. Realizou residência por cinco anos em hospitais de Illinois, Nova York e Memphis, nos Estados Unidos.

Foi fundador do Instituto Affonso Ferreira, no ano de 1980, e se especializou nas áreas de Ciências Básicas pela New York University e em Patologia Óssea no Memorial Hospital, também em Nova York. Concluiu pós graduação na Universidade de Viena, na Áustria. 

Fez titulação de Doutorado na Unicamp em 1974, quando foi aprovado com nota máxima. Como conceituado profissional da área de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) entre os anos 1980 a 1992, período em que bdesenvolveu e implantou os Exames de Certificação informatizados, modificando as formas da avaliação dos candidatos ao título de especialista, garantindo assim um maior vigor na sua realização.

Ao longo da sua carreira, desenvolveu diversos projetos de próteses totais de joelhos e atualmente trabalha como coordenador do Banco de Ossos de Campinas. Tem realizado pesquisas de novos materiais de síntese (placas, parafusos e hastes) e de técnicas de regeneração óssea, com o desenvolvimento de materiais inovadores, como o osso em pó, utilizado para tratar a falha óssea juntamente com a infecção, o osso sintético.

Faz parte do grupo de Ortopedistas do IAF que está desenvolvendo a técnica de recapeamento do quadril. Dr. José Carlos Affonso Ferreira foi fundador do Centro Médico Campinas em 1974 e foi responsável pelo Departamento de Ortopedia até 1991. Também é o principal responsável pela utilização da técnica de alongamento ósseo no IAF.

 

Dr. Wilisson Ribeiro Filho, especialista em Ortopedia Infantil, se formou em 2008 pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Realizou residência médica e especialização em Ortopedia e Traumatologia na FAMERP.

O médico se especializou em Ortopedia Infantil na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP).

Atualmente, Dr. Wilisson é médico do grupo de ortopedia pediátrica da Santa Casa de São Paulo desde 2012, é chefe do grupo de Ortopedia Pediátrica e supervisor da residência médica de Ortopedia e Traumatologia na PUCCAMP.

Dr. Leandro Drago Mendes é formado em Medicina pela Universidade de Alfenas em 2004. Iniciou sua carreira com a residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Centro Médico de Campinas.

Realizou estágio em Cirurgia do Quadril na Clínica Alemana, em Santiago, Chile, em Trauma Ortopédico na Unicamp e em Cirurgia do Pé e Tornozelo na Unicamp. Também teve participação em vários Cursos e Congressos no Brasil, Estados Unidos, América Latina e Europa.

Dr. Leandro é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril e da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico. Atualmente, atua como médico e realiza cirurgias de Quadril, Joelho, Pé, Tornozelo e Trauma Ortopédico no Instituto Affonso Ferreira (IAF). 

Dr. Felipe Borlot André é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Alfenas. Realizou residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Novo Mundo, Pequeno Príncipe e Cajuru em Curitiba.

Deu continuidade à sua vida carreira acadêmica com uma pós graduação em Cirurgia de Pé e Tornozelo no Hospital Novo Mundo, Curitiba e em Cirurgia Percutânea do Pé e Tornozelo nos Estados Unidos.

O médico é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de Tornozelo e Pé (Abtpé), da Federação Latino Americana de Medicina e Cirurgia da Perna e Pé. Também é membro internacional da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS), da Sociedade Mexicana de Cirurgia Ambulatorial de Pé (SOMECAP) e da The Academy of Ambulatory Foot & Ankle Surgery (AAFAS). Realizou Cursos de Cirurgia Percutânea de Pé e Tornozelo em New Orleans (EUA), Barcelona (Espanha), Cidade do México e Argentina.

Atualmente, Dr. Felipe faz parte da equipe clínica do Instituto Affonso Ferreira (IAF), em que atua como médico especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo, Artroscopia de Tornozelo e Cirurgia Percutânea do Pé e Tornozelo.

Dr. Ricardo Lara Campos Axcar, médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, cirurgia do Joelho e cirurgia de Trauma, é formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP).

Iniciou sua carreira com residência médica em Ortopedia, Cirurgia de Joelho e Trauma no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ligado a USP. Realizou estágio na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

O médico é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO) e da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS).

Desde 2011, Dr. Ricardo faz parte da equipe clínica do Instituto Affonso Ferreira (IAF) e atua nas áreas de Cirurgia de Joelho (Artroscopias e Próteses), Cirurgia de Traumas (Fraturas Simples e Complexas) e Trauma Esportivo.

Dr. Marcelo Wiltemburg Alves é especialista em Ortopedia Infantil, Cirurgia do Ombro e Medicina do Esporte. Iniciou sua carreira com a residência médica no Centro Médico de Campinas e realizou cursos de sub-especialização nas áreas de Ortopedia Infantil e Cirurgia de Ombro.

Se especializou em Ortopedia Infantil e Medicina do Esporte (Joelho e Ombro) pela Campbel Clinic, instituição ligada à Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos e em Cirurgia de Ombro no Brasil e Estados Unidos.

O médico tem título de Especialista de Cirurgia de Joelho pelo SBCJ, Examinador da Prova de Especialista da SBOT e Instrutor do Curso Anual de Artroscopia de Ombro e Quadril em Boston pela Smith & Nephew.

Atualmente, Dr. Marcelo é cirurgião de Ombro de Joelho, compõe a equipe clínica do Instituto Affonso Ferreira (IAF) e é Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Centro Médico de Campinas.

 

Dr. Ricardo Affonso Ferreira é formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, iniciou residência em Ortopedia na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Centro Médico e completou internato na University of Tennessee, em Memphis nos Estados Unidos.

Realizou estágios em hospitais da Europa e Estados Unidos, como Basic Sciences em New Jersey (EUA), Ortopedia Pediátrica em Delaware (EUA) e na França, Cirurgia da Coluna Vertebral na Inglaterra e Recapeamento do Quadril na Bélgica.

Participou de inúmeros Congressos da Especialidade no Brasil e no Exterior. Em 2002, fundou a Organização Não Governamental (ONG): Expedicionários da Saúde, que cuida dos índios. Atualmente, atua como médico especialista de Artrosplastia Totais de Quadril e Joelho e faz parte do corpo clínico do Instituto Affonso Ferreira (IAF) em Campinas.

Blog

Agendamento

Frame

O Instituto Affonso Ferreira (IAF), com sede em Campinas-SP, completa 40 anos de trajetória!

Horário: 08:00 às 18:00 – Consultas
08:00 às 19:00 – Fisioterapia

Endereço
Av. José Bonifácio, 2656
Jd. das Paineiras – Campinas, SP

Contato:
(19) 3345.9100
(19) 99248.2528

E-mail:
recepcao@iafortopedia.com.br